Mas, afinal, você sabe o que é web rádio?

Web rádio (também conhecida como Rádio via Internet ou Rádio Online) é uma rádio digital que realiza sua transmissão via Internet utilizando a tecnologia (streaming) serviço de transmissão de áudio/som em tempo real. Através de um servidor, é possível emitir uma programação ao vivo ou gravada. Muitas estações tradicionais de rádio transmitem a mesma programação da FM ou AM (transmissão analógica por ondas de rádio, mas com alcance limitado de sinal) também pela Internet, conseguindo desta forma a possibilidade de alcance global na audiência. Outras estações transmitem somente via Internet (web rádios). o Brasil ainda não emplacou totalmente neste formato de rádio, mas é questão de tempo devido ao crescimento de usuários da internet atualmente.

O custo para criação de uma web rádio é bem inferior ao custo de criação de uma rádio tradicional, sendo que para transmissão de músicas ou qualquer obra de terceiros há a necessidade de pagamento dos direitos autorais. Atualmente, o órgão responsável no Brasil é o ECAD e Anatel. em quanto a utilização de músicas gratuitas (Without Copyright) estão livre do pagamento de direitos autorais.

Muitas emissoras comerciais usam essa tecnologia para emitir sua programação pela Internet.

Atualmente a legalização da atividade se faz necessária através do CNAE 6010-1/00 Sub Classe: Atividades de Rádio, atividades de difusão de programas de rádio via internet (emissoras de rádio na internet).

A grande sacada das web rádios é que elas funcionam de maneira totalmente online de forma simples, utilizando um servidor que emite programas ao vivo ou gravados. Essa é a estratégia de muitas rádios tradicionais para sobreviverem aos avanços tecnológicos. Muitas emissoras famosas em AM ou FM acabaram lançando-se também na web, o que garante maior alcance de audiência na sua grade diária. Agora você sabe o que é web rádio e poderá criar a sua facilmente com este artigo.

A Internet trouxe possibilidades infinitas para diversas áreas, especialmente em relação à comunicação. Nessa nova onda digital, surgiu o recurso de rádio web, que revolucionou a forma como essa transmissão era realizada.

Hoje em dia, não importa onde você esteja. Uma pessoa no Japão, no Brasil ou na Nova Zelândia pode ter acesso aos mesmos programas ao vivo. Basta ter uma conexão a internet.

Ondas eletromagnéticas x Streaming

A maior diferença da web rádio para as que funcionam em AM e FM é a forma de transmissão. As rádios AM/FM se propagam através de ondas eletromagnéticas. Já as webrádios se difundem por meio de streaming, tecnologia de transmissão de dados pela internet.

Isso significa que, para ouvir uma rádio por meio analógico, a localização é essencial. Quanto mais distante do sinal, pior será essa transmissão. E ela ficará cheia de ruídos. No modelo pela web, a distância não influencia em nada na qualidade. O que fará a diferença é a velocidade e qualidade da conexão.

Web rádios têm baixo custo

Web Rádio

É possível criar estações de rádio que funcionam exclusivamente de maneira online. E o seu maior diferencial é o custo. Em comparação com as rádios analógicas, o valor gasto pode ser dez vezes menor. Isso representa uma grande economia.

Isso porque o material necessário para montar uma estação de web rádio é bem mais reduzido que nos demais casos. Você precisará somente de uma conexão de Internet, um computador e um fornecedor de streaming. Além de sua voz. E pronto.

Sem necessidade de autorização do governo

De acordo com a legislação brasileira, as exigências para ter uma web rádio são bem mais flexíveis do que para as emissoras analógicas. É possível criar a sua sem necessidade de registro em nenhum órgão oficial do governo.

Enquanto que para não ser considerada pirata, uma rádio analógica precisa de autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a web rádio se mantém na legalidade sem nenhuma taxa ou outro requisito.

Então, o que é necessário para criar uma web rádio?

Os materiais necessários para criar sua web rádio estão na seguinte lista:

  • Computador com pelo menos 2Gb de memória e um processador de, no mínimo, 1 GHz;
  • Software para emitir o sinal para o servidor, como o OddCast, [gratuito];
  • Serviço de streaming, que é o som da sua web rádio e que garante que uma quantidade de ouvintes esteja conectada ao mesmo tempo;
  • Conexão banda larga com possibilidade de mais de 300k para upload.

Com apenas esses elementos, já é possível colocar sua web rádio no ar, de maneira simples e profissional. E, mais fácil do que fazê-la, será sintonizá-la, já que basta entrar na página do seu site e ela começa a funcionar.