O que é Marketing Digital

Alguns especialistas dizem que não existe o termo Marketing Digital, mas somente Marketing. De acordo com eles, usamos as ferramentas de marketing mas damos “sobrenomes” diferentes a isso.

Polêmicas à parte, podemos dizer que o marketing digital é o conjunto de ações e de ferramentas que leva seu produto para mecanismos de busca na internet, websites, redes sociais e aplicativos diversos.

Quando falamos em satisfazer as necessidades de um nicho específico entregando valor, além de definir e quantificar o mercado e o potencial de lucro, falamos de marketing.

Quais as vantagens do Marketing Digital?

Marketing Digital

Se você quiser manter a competitividade no mercado, você deve considerar as estratégias do Marketing Digital. Aqui você encontrará os benefícios que o mundo online pode te oferecer.

Geração de leads segmentados

Leads são clientes em potencial da sua empresa que demonstram interesse no seu produto. Eles são os clientes que se identificam deixando um email ou algum outro dado, normalmente em troca de material gratuito.

A maior vantagem do marketing digital, comparado com seu antigo modelo de negócios, é a possibilidade de gerar muito mais leads, uma vez que você atinge uma base muito maior de pessoas.

Através de anúncios segmentados, você consegue atingir consumidores em potencial com perfis sócio-demográficos e intelectuais bastante específicos.

Isto te dá uma boa vantagem estratégica, além de aumentar as possibilidades de criar campanhas muito mais eficazes para atingir seu público-alvo.

Se compararmos estas opções com o bom e velho anúncio de jornal, percebemos o quanto o marketing inovou e ampliou as possibilidades de negócios das empresas.

Mas não para por aí.

Interatividade

Outro diferencial é a possibilidade de interação com seu cliente. Através da interação online e dos comentários nas redes sociais é possível saber a opinião sincera do usuário sobre seu produto ou serviço e o que você precisa fazer para melhorar – praticamente em tempo real.

Antes da internet isso só era possível através de números de telefone de Atendimento ao Consumidor, os famosos “SAC”. E claro, o engajamento do público era bem menor se comparado com as opções atuais de interação.

Todas as formas de mídias digitais mudam constantemente. Através delas os usuários encontram fontes de notícias, experiências de compra, além de diversão e interação nas redes sociais.

Os usuários têm acesso ao que a própria companhia anuncia, e também à opinião geral da mídia e dos usuários em geral.

O ponto-chave desta questão é: o usuário vê o anúncio da empresa, mas na hora de colocar a “informação na balança” e tomar uma decisão, a tendência mais forte sempre é a de levar em conta a opinião e a experiência dos outros clientes.

Os usuários preferem empresas e marcas nas quais eles possam confiar, que ofereçam conteúdo relevante e que entendam os seus problemas e mostrem interesse real em resolvê-los.

Mensuração dos resultados no Marketing Digital

Além de todas as possibilidades de interação com o usuário, um ponto essencial é a análise e mensuração de dados.

Quando uma ação é feita na internet – seja um post num blog, um novo post no Instagram, um anúncio veiculado no Facebook – ela pode ser mensurada do início ao fim.

Dentre todas as possibilidades de análise, você tem a opção, por exemplo, de mensurar:

  • O melhor horário para postar conteúdo no Instagram
  • O anúncio que obteve maior conversão no Facebook
  • O post que obteve maior aceitação do público, através do tempo em que ele passa conectado à sua página,
  • Qual a página mais visitada do seu site e qual deve ser melhorada

Entre muitas outras opções.
O ponto positivo é que a mensuração costuma ser rápida e eficaz, o que permite ajustar suas ações para que estas também sejam bastante eficazes e tragam o resultado desejado com o menor custo possível.

Inbound Marketing: O novo Marketing

O termo Inbound Marketing é cada vez mais conhecido e utilizado no mundo digital.

Este termo trouxe novas ideias para o mundo do marketing e baseia-se em ações que visam atrair o interesse das pessoas; e não em vender produtos diretamente.

O mais importante aqui é o relacionamento e não aquele velho “empurra-empurra” de produtos.

Já no Outbound Marketing é a empresa que vai atrás do cliente oferecendo seu produto.

O Inbound Marketing é uma estratégia cada vez mais importante para atrair, converter e fidelizar clientes.

Ela permite que o cliente sinta-se à vontade para ir até a empresa em busca de soluções para seus problemas.

A metodologia do Inbound Marketing é a mais utilizada atualmente e vale a pena ser estudada.

Veja abaixo os passos que compõem esta estratégia:

  • Atrair: Aqui a empresa foca seu trabalho em apresentar um site de qualidade e conteúdos ainda melhores. Sejam nas redes sociais ou no Google, a atração é resultado de boas táticas para gerar leads, somadas a uma ótima experiência do cliente.
  • Converter: Após ser atraído para seu site ou rede social, o cliente deve se tornar um lead e avançar na jornada de compra. Você pode oferecer um material para ele fazer download, uma pesquisa, um vídeo, um teste gratuito de ferramenta, para que ele deixe seu email e passe a receber seu conteúdo.
  • Relacionar: Esta etapa é fundamental. Aqui é hora de educar seu lead e mostrar a ele que você sua empresa é autoridade no assunto e poderá ajudá-lo a resolver seus problemas. Isso é feito oferecendo material de qualidade, “agitando a dor” do lead e oferecendo soluções.
  • Vender: Este é um trabalho que no marketing digital é fruto de uma construção. Estima-se que apenas 3% dos seus leads estejam aptos a comprar logo de cara. Sendo assim você deve investir em todas as etapas anteriores para assegurar que o lead sinta-se a vontade e seguro para comprar.
  • Analisar: Através das métricas, avalia-se cada ação e sua efetividade.

Como fazer Marketing Digital

São inúmeras as estratégias para que a sua empresa esteja inserida no mundo do Marketing Digital de uma maneira eficaz.

Aqui apresentamos as principais delas:

Marketing de Conteúdo

Em janeiro de 1996, Bill Gates nos presenteou com a célebre frase: Conteúdo é Rei. (Content is King, no original). Mais de vinte anos depois, ele continua certo!

Oferecer conteúdo relevante é um dos grandes diferenciais do Marketing Digital.

Através dele você consegue:

  • ser notado nas redes sociais,
  • atrair e conquistar clientes fiéis,
  • ser visto pelo Google através de técnicas modernas de SEO,
  • oferecer valor ao usuário que te busca através de emails ou anúncios,

Criar conteúdo relevante não é uma tarefa simples: exige dedicação de estudo e tempo, mas vale todo o esforço.

Ao consumir seu conteúdo, sua audiência passa a te enxergar como uma autoridade e a dar credibilidade ao seu conhecimento e às suas recomendações profissionais.

Tudo isso é possível através da criação de conteúdos úteis na forma de posts, vídeos, e-books, podcasts, etc.

Aqui estão algumas opções para você “espalhar” a sua mensagem pela rede:

Seu Site

Seu site sempre será seu cartão de visitas mais importante na internet, pois ali você pode colocar o material que quiser, da maneira que quiser.

Aliás, é muito importante ter um site, pois a constante mudança nos algoritmos das redes sociais pode mudar da noite para o dia o alcance das suas publicações nas redes.

Para fugir dos imprevistos, nada mais seguro do que manter o seu site sempre atualizado e recheado de informações relevantes para a sua audiência.

Para agradar a toda a audiência, ofereça materiais de qualidade e em formatos diferentes. Por exemplo, ofereça e-book e posts para quem gosta de ler, podcasts para quem prefere escutar áudios ao longo do dia, ou vídeos para pessoas que se identificam mais com essa opção.

A diversidade ajuda a agradar “gregos e troianos”, pois não deixa margem para desculpas quando o assunto é consumir seu conteúdo!

Blog

Manter um blog com artigos relevantes é também muito importante para o sucesso do seu negócio.

É através do blog que seu posicionamento orgânico acontece. Portanto, vale a pena investir em posts que levem conteúdo de qualidade para seu cliente. Outra dica importante para seu posicionamento é postar constantemente.

Disponibilizar informações relevantes para sua audiência é essencial para o seu posicionamento na internet. O Google considera um post de 300 palavras o mínimo para que você passe a ser “notado” e possa disputar posições na tão sonhada primeira página.

É importante que seus posts preencham os requisitos do Google de SEO, senão em vez de se posicionar bem no ranking, você estará perdendo força.

Quanto mais tempo seu leitor passa no seu site, mais o Google entende que a informação que você apresenta é relevante. Portanto, capriche no conteúdo e nas técnicas de copywriting!

Vídeos

De acordo com o Google, a partir de 2018 o maior tipo de conteúdo consumido será o vídeo, desbancando os já conhecidos e-books ou quaisquer outros tipos de materiais gráficos.

Você pode criar uma conta no YouTube e produzir conteúdo relevante ou ainda utilizá-lo como uma espécie de suporte para seu blog ou suas redes sociais. Nesta última modalidade, aposte em vídeos curtos e criativos.

Use e abuse também dos aplicativos que permitem criar pequenos vídeos. Eles costumam aumentar o engajamento da sua audiência.

Podcasts

Conteúdo em áudio é também uma tendência de mercado. Muitos usuários consomem este tipo de conteúdo ao realizar suas tarefas rotineiras como dirigir, praticar exercícios, andar de transporte público, etc.

É uma maneira mais fácil de acompanhar um conteúdo relevante e se atualizar. Existem hoje no mercado podcasts dos mais diversos nichos. Basta escolher que tipo de conteúdo que mais interessa, colocar o fone de ouvido e aproveitar.

Smartphones possuem aplicativos que oferecem especificamente este tipo de conteúdo.

Para Android e IOS você encontra: CastBox, Pocket Casts, Stitcher, WeCast.

Somente Android você encontra: PodcastAddict, SoundCloud

Redes Sociais

O mundo digital está se tornando cada vez mais relevante. As redes sociais, desde que surgiram no início dos anos 2000, crescem exponencialmente e possuem mais de 3 bilhões de seguidores ao redor do mundo.

Redes sociais são os sites ou aplicativos utilizados pelo cidadão comum para seguir e compartilhar informações pessoais, de terceiros e de empresas.

Existem também redes sociais que possuem objetivos específicos, como o networking profissional, ou o compartilhamento de vídeos, por exemplo.

Email Marketing

O email é uma das estratégias de marketing mais simples e relevantes do mercado.

Estima-se que a partir de 2020, o número de pessoas que utilizará emails para se comunicar chegará a 3 bilhões.

O email marketing é utilizado hoje para envio de conteúdo relevante, promoções específicas para a sua audiência e o maior propósito por trás de todas as marcas é construir um relacionamento de confiança entre empresa e consumidor.

Através desta estratégia você consegue manter um relacionamento e fidelizar clientes, aumentar o engajamento em suas redes sociais, melhorar o tráfego para o seu site e realizar vendas.

A popularização da internet trouxe consigo grande poder aos consumidores. Eles agora querem conhecer e adquirir produtos e serviços de marcas que os representem e que possuam valores semelhantes aos seus.

Por isso o email nunca deve ser enviado sem o consentimento do cliente. Isso caracteriza spam e pode manchar a reputação da sua empresa no mercado.

As empresas que já estão cientes disso utilizam estratégias de marketing pouco invasivas, como por exemplo, a automatização de emails. Esta permite que você envie emails num horário previamente estabelecido e somente para clientes pré- selecionados.

Porque utilizar email marketing

Esta estratégia possui ótimo alcance, permitindo que você se comunique com um número muito grande de pessoas ao mesmo tempo, além de possuir uma taxa de conversão considerada boa dentre as estratégias de marketing.

Além disso, é um dos caminhos mais baratos para se estabelecer uma boa relação com o cliente. O investimento que você precisa para iniciar uma campanha de email marketing é praticamente o de uma ferramenta de automação de emails.

Como mensurar email marketing

Para ter acesso ao email do seu lead, você deve traçar uma estratégia inicial na qual você ofereça algo de valor em primeiro lugar, para que ele se sinta a vontade para compartilhar seu email com você.

Um exemplo bastante comum no mercado é oferecer um e-book ou uma aula gratuita em troca do email do usuário. Outras estratégias envolvem oferecer testes dentro do seu nicho de atuação, e para acessar o resultado, o lead deve deixar o email.

Objetivo da campanha

A definição do objetivo da campanha de emails deve ser estipulado antes de realizar qualquer ação. Somente assim você consegue avaliar se sua estratégia foi ou não eficaz.

Alguns exemplos de estratégia podem ser: apresentar um dos seus serviços, gerar inscrições numa lista de eventos, assistir a um vídeo no YouTube, mensurar os acessos a um post do seu blog, entre outros.

Se você tem este ponto de partida, sua campanha fica mais segmentada e objetiva.

Taxa de abertura dos seus emails

Outro dado importante é saber a taxa de abertura dos seus emails. Ela é calculada dividindo o número de pessoas que abriu o email e leu o conteúdo pelo número total de emails que foram enviados.

Exemplo, se você enviou 300 emails e 60 pessoas abriram, sua taxa de abertura é de 20%.

Em geral, taxas superiores a 20% são consideradas boas, mas cabe ao empresário trabalhar para elevar constantemente sua taxa de abertura. Quanto maior ela for, mais sua marca tende a ser valorizada e suas ações poderão gerar mais resultados.

Uma dica para aumentar as taxas de abertura de emails é utilizar gatilhos mentais nos títulos. Eles costumam chamar a atenção do cliente e aumentar o engajamento da audiência.

Taxa de cliques

A taxa de cliques está relacionada aos cliques nos links que estão no corpo do email.

Esta está diretamente relacionada com a taxa de abertura, uma vez que, se o email não é lido, o link não é visualizado.

O monitoramento destas taxas deve ser constante para que a campanha possa se adequar e alcançar os objetivos estipulados.

Recomenda-se que cada email possua até dois links que podem ter nomes diferentes, mas que direcionem o cliente ao mesmo destino.

Tipos de emails

Conheça também os tipos de emails que sua empresa pode enviar para montar uma campanha de sucesso:

Newsletter

Muito utilizada por e-commerce e blogs, as newsletters contém atualizações sobre o site, contendo as principais notícias do mercado, da empresa além dos novos posts do blog.

Para ser eficaz, a newsletter deve ter uma identidade visual agradável e conteúdos relevantes. Sem estes elementos seu email pode se tornar apenas mais do mesmo.

Inclua sempre links que levem a sua audiência aos conteúdos recomendados no email. Isso aumenta o engajamento na sua página.

Atualização de Blog

Quando há uma atualização no site de um produtor digital ou empresa que você acompanhe por email, geralmente você é notificado.

Esta é uma excelente forma de manter-se conectado ao seu cliente, fazendo com que ele se lembre de você e consuma conteúdos relevantes que você ofereça, é claro.

Outro ponto muito importante é que os posts costumam ter chamadas para que a audiência siga engajada com seu conteúdo, as famosas Call to Action ou CTA. Toda ação que fomente isso é válida para o seu negócio e deve ser sempre levada em consideração.

Eventos e afiliados

Emails também funcionam como convite para eventos que você organiza, e eventos de afiliados.

Quando você realiza um evento presencial, você pode e deve convidar a sua lista para comparecer. Para utilizar esta forma de convite, boas estratégias de copywriting são essenciais para que o cliente perceba o valor de poder participar do evento.

Os eventos podem ser seus, ou também de parceiros. Isso é o que chamamos de ser um afiliado.

Imagine que você é um coach de produtividade que já possui uma grande lista de email marketing. Devido à autoridade que você já construiu, você pode indicar profissionais e cursos de outras áreas para a sua lista e eles vão receber a indicação de bom grado.

Você pode indicar todo tipo de programa, desde que conheça o profissional e realmente seja de confiança.

Muitos indicam desde cursos de inglês até métodos de emagrecimento. É uma forma de incentivar o reconhecimento de outros profissionais e, a cada indicação que resulta em venda, você recebe uma comissão.

Email de Funil de Vendas

O funil de vendas é parte essencial do marketing. Você recebe um novo lead em sua lista e deve nutri-lo com informação relevante, fazendo com que ele reconheça que precisa dos benefícios que seu produto oferece.

Seus leads devem receber informação para que possam “andar” ao longo do funil até a posição de compra.

Continue lendo este post e você terá mais informações a respeito de funil de vendas.

Ferramentas de Automação

Aqui está o segredo dos envios de emails em massa: ferramentas de automação de emails.

Através delas você pode:

  • Automatizar o envio de emails no dia e hora da sua preferência;
  • Segmentar seus contatos, salvando seus emails em “listas” diferentes;
  • Criar layouts e templates replicáveis, para otimizar seu tempo;
  • Acompanhar as métricas da sua campanha.

Também é importante que o seu software ofereça medidas anti-spam eficazes, para evitar que suas mensagens caiam na caixa de spam dos seus leads.

Este conjunto de funcionalidades facilita a vida de qualquer empresário, poupando tempo e otimizando seu trabalho.