Se você tem um site (em WordPress ou outra plataforma) ou já pensou em construir um, certamente, já ouviu falar sobre banco de dados. Os banco de dados podem ser utilizados em diversos contextos, desde o controle de informações do RH, até o armazenamento e gestão da informação de sites e blogs.
É preciso que você entenda quais são as suas necessidades para encontrar o sistema de gestão de banco de dados ideal para o seu negócio.
Além disso, você pode construir seu próprio banco de dados. É preciso ter cuidado com alguns detalhes mas, se tudo for feito com atenção e seguindo alguns passos básicos, será funcional e atenderá às demandas.
Decidimos criar esse conteúdo como um verdadeiro guia para auxiliar empresas a entenderem o que é banco de dados, quais são os tipos, qual a importância desse investimento e como criar o seu.
Quer aprender mais sobre o assunto? Abordaremos os seguintes tópicos neste post. Veja:
- O que é banco de dados?
- Qual é a importância de um banco de dados?
- Quais são as vantagens de um banco de dados?
- Quais são os principais tipos de banco de dados?
- Como criar banco de dados?
- Como fazer a gestão do banco de dados?
O que é banco de dados?
O banco de dados é a organização e armazenagem de informações sobre um domínio específico. De forma mais simples, é o agrupamento de dados que tratam do mesmo assunto, e que precisam ser armazenados para segurança ou conferência futura.
É comum que empresas tenham diversas informações que precisam ser organizadas e disponibilizadas dentro do negócio para que sejam consultadas posteriormente pela equipe e pela gerência.
Por isso, é interessante ter um sistema de gerenciamento de banco de dados, SGBD, para conseguir manipular as informações e tornar a rotina da empresa muito mais simples.
Hoje, existem diversos tipos de SGBDs, e cada um é adequado para uma necessidade dos clientes. São os mais comuns: Oracle, DB2, MySQL, SQL Server, PostgreSQL e outros.
Se a sua empresa tem um site em WordPress ou em alguma outra plataforma, o banco de dados é fundamental para manter o bom funcionamento e a praticidade no dia a dia do negócio.
Qual é a importância de um banco de dados?
Se você está se perguntando porque o WordPress precisa de um banco de dados, a resposta é simples: para permitir armazenar todas as informações contidas no seu site e blog em WordPress de forma eficiente, permitindo que o usuário tenha a melhor experiência possível e consiga realmente navegar e encontrar todas as informações que precisa durante a sua busca.
Esses dados corretamente organizados irão ajudar a melhorar não só a experiência desses visitantes, como também a rotina da sua área de TI. Afinal, seus profissionais conseguirão acessar, armazenar e restaurar os dados sempre que necessário com o uso de uma boa ferramenta de gestão de banco de dados.
O banco de dados pode ser considerada uma das partes mais importantes do WordPress, pois ele será responsável por manter o seu site e blog rodando sem problemas, com backups diários que previnem a perda de informações.
Quais são os principais tipos de banco de dados?
Existem várias opções de bancos de dados disponíveis no mercado. Mas, antes de trabalharmos cada uma delas, é preciso entender a diferença entre os bancos de dados relacionais e os não relacionais.
Os bancos de dados relacionais são criados no paradigma da orientação a conjuntos. Dessa forma, os dados que ali estão disponíveis serão armazenados em tabelas. Cada tabela terá atributos e linhas ou registros responsáveis por organizar essas informações.
São comumente utilizados para dados tabulares, que possuem sua inserção muito mais simples e permite, também, a recuperação de forma mais prática no dia a dia. A linguagem utilizada nesse formato é de SQL, Structured Query Language. Portanto, se você quer utilizar um banco de dados relacionais, é preciso se atentar a esse detalhe.
Eles são ideais para CRMs, ERPs ou até mesmo gerenciamento financeiro das empresas.
Já os bancos de dados não relacionais são responsáveis por atender a demandas que os bancos relacionais não conseguem suprir. Um exemplo de demandas são aqueles dados mistos, onde se misturam tabelas, imagens e mapas, por exemplo, que não poderão ser tabulados em colunas e linhas de tabela.
Suas soluções são baseadas em armazenamento na nuvem. A linguagem utilizada nesse formato é NoSQL, Not Only SQL.
Se você está pensando em programar um blog em WordPress ou construir um site para a sua empresa, é preciso conhecer os principais tipos de banco de dados.